Insights

MME realiza Chamada Pública para seleção de Projetos de H2 de Baixa Emissão GEE

Avançando na estratégia brasileira de consolidação de polos (chamados Hubs) de Hidrogênio de Baixa emissão de carbono no Brasil até 2035, o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma chamada pública para propostas de projetos de hubs de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono.

A chamada pública faz parte do escopo das metas estabelecidas no Programa Nacional de Hidrogênio e no Plano Trienal 2023/2025 divulgado pelo MME.

Neste pleito, o MME conta com a colaboração do Brazil-UK Hydrogen HUB (HUB H2), cooperação Brasil – Reino Unido e a participação da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) no papel de secretariado, auxiliando o MME.

As propostas deverão demonstrar maior sinergia entre a geração de energia e o uso de infraestruturas associadas, com o intuito de catalisar os esforços nacionais para a descarbonização de setores de difícil abatimento. Além disso, as infraestruturas necessárias à produção, armazenamento e transporte de hidrogênio de baixo carbono também devem ser parte do hub.

Com a medida, o MME espera fortalecer e adensar as cadeias produtivas nacionais com foco em baixas emissões; aproveitar as sinergias entre os setores energéticos e demais setores econômicos nacionais (ou acoplamento setorial); aprimoramento de modelos de negócios para setores de difícil abatimento; promover a competitividade dos produtos verdes nacionais; fomentar o desenvolvimento da infraestrutura de hubs de hidrogênio; e habilitar propostas para compor o plano e investimentos do governo brasileiro para acesso aos recursos de financiamento do Climate Investment Funds – Industry Decabornization.

O envio das propostas poderá ser realizado até as 23h59 do dia 2 de novembro de 2024.

As informações detalhadas estão disponíveis no site do MME: https://www.gov.br/mme/pt-br/programa-nacional-do-hidrogenio-1/iii-planejamento-energetico/chamada-publica-de-hubs-de-h2